Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CPMI

Oposição irá apresentar denúncia contra Dino à PGR pela entrega parcial das imagens do 8/1

Queda de homicídios se consolida em 2022 e gera prova de fogo para governo Lula
Presidente Lula e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Os membros da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro afirmam que irão apresentar uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (15), contra o ministro da Justiça, Flávio Dino. A representação é motivada pela série de recusas e atrasos por parte do ministro em cumprir o requerimento aprovado em plenário pela comissão, para que sua pasta compartilhe vídeos das câmeras de segurança no dia das invasões ocorridas na Praça dos Três Poderes.

O senador Jorge Seif (PL-SC) informou que o documento, assinado por diversos congressistas e direcionado à PGR, será entregue após uma coletiva de imprensa a ser realizada pelos proponentes pouco antes do início dos trabalhos da CPMI, que tem sessão programada para começar às 9h. Ele destacou que Dino, inicialmente, tentou atrasar a entrega das imagens solicitadas, mas acabou por disponibilizar, na última quarta-feira (9), o conteúdo de apenas duas câmeras, as quais não registraram atividades dentro do Palácio da Justiça. Estima-se que existam ao menos 30 câmaras no prédio da Esplanada.

Os membros da oposição acreditam que o conjunto completo das imagens pode demonstrar que o ministro estava presente e assistiu de perto aos eventos ocorridos no 8 de janeiro, mas não agiu a tempo para detê-los.

Durante a próxima reunião planejada da CPMI, o repórter-fotográfico Adriano Machado, da agência Reuters, será ouvido. Ele participou da cobertura dos atos de vandalismo. Parlamentares da oposição solicitaram a convocação de Machado para que ele explique a sua interação com os invasores, conforme evidenciado por imagens vazadas do Palácio do Planalto. A suspeita levantada pelos oposicionistas é de que supostamente o profissional de imprensa parecia orientar poses e ângulos dos manifestantes em suas fotos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.