O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sofrendo derrotas no Congresso nesta terça-feira (28). Uma das principais foi a manutenção do "veto da liberdade", uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de vetar um trecho da Lei nº 14.197, sobre os crimes contra o Estado Democrático de Direito, que criava o crime de Fake News nas eleições. Esse trecho poderia criar um grande dano à liberdade de expressão no país se o veto de Bolsonaro tivesse sido derrubado.
Em outra frente, o governo Lula tenta dificultar o combate à verdadeira criminalidade. Ele tentou derrubar uma decisão do Congresso que acabava com as "saidinhas de presos" da penitenciária para passar datas festivas em casa (muitos deles aproveitam a oportunidade para cometer crimes ou simplesmente desaparecer). Seu governo também adotou medidas para forçar policiais a usarem câmeras de monitoramento em seus uniformes.
O deputado Paulo Bilynskyj é o convidado desta semana do programa Assunto Capital para explicar e debater esses assuntos. Ele vai falar também sobre as ações da oposição para tentar derrubar o decreto de Lula que impede que os cidadãos decidam livremente se desejam ou não possuir armas de fogo.
Assunto Capital é um videocast transmitido ao vivo de Brasília, onde os jornalistas da Gazeta do Povo conversam de forma descontraída com parlamentares, membros do Executivo e analistas sobre os temas de política mais quentes da semana.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião