Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segunda tentativa

Oposição protocola novo pedido de urgência para PDL que susta decreto do Lula sobre armas

Requerimento de urgência foi protocolado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Deputados de oposição ao governo conseguiram reunir as assinaturas necessárias para protocolar um novo requerimento de urgência para o PDL N° 3/2023, que busca derrubar o decreto assinado pelo presidente Lula (PT) no início do ano que cria uma série de restrições para o acesso a armas e munições.

O novo pedido tem como objetivo reverter a derrota do dia 6 de dezembro, quando o requerimento de urgência foi derrotado no plenário da Câmara dos Deputados por falta de 3 votos.

“Conseguimos as assinaturas necessárias e protocolamos o requerimento de urgência do PDL 03/2023, que susta o decreto de acesso às armas do Lula”, afirmou o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), autor do novo requerimento de urgência.

Segundo Nogueira, o número mínimo de 257 apoiamentos foi garantido após as assinaturas do líder do PL, deputado Altineu Cortes, e o líder do PP, deputado Dr. Luizinho, visto que líderes partidários signatários representam a bancada inteira.

Apesar do apoio do líder do PL, no dia 6 de dezembro 10 deputados federais do partido votaram contra ou se abstiveram de votar o requerimento de urgência apresentado por Altineu Côrtes (PL-RJ) para apreciar um decreto que sustaria os efeitos da decisão.

São coautores da urgência os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Sargento Portugal (Podemos-RJ), Messias Donato (Republicanos-ES), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Caroline de Toni (PL-SC).

O deputado Sargento Portugal enalteceu a apresentação do novo requerimento de urgência. “O cidadão de bem precisa ter o seu direito de legítima defesa assegurado. Lamentavelmente, não conseguimos aprovar a urgência na última votação, mas vamos tentar reverter essa situação com a nova urgência.”, declarou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.