Ouça este conteúdo
A oposição tornou público nesta terça-feira (14) um levantamento que reúne dados de todas as votações realizadas na Câmara dos Deputados ao longo deste ano, e mostra o alinhamento político dos parlamentares nas matérias analisadas. O objetivo é mostrar aos eleitores quem os deputados que se dizem conservadores, mas na hora de votar escolhem o lado do governo federal. Os dados estão disponíveis no site Placar Congresso.
Segundo o vice-líder da Oposição na Câmara, deputado Maurício Marcon (PL-RS), o estudo foi feito a partir de dados da própria Câmara, para traçar o perfil de alinhamento de cada parlamentar na Casa. O estudo, segundo Marcon, classifica os deputados como de “oposição”, “governo” ou “independentes” de acordo com o grau de convergência de votos com as orientações de votação determinadas pela oposição e pelo governo.
Além disso, "a ferramenta também permite um uma radiografia sobre o comportamento político dos partidos e bancadas estaduais', afirma Maurício Marcon.
"No caso dos partidos, por exemplo, é possível identificar diferenças entre o posicionamento das legendas no período eleitoral, com a construção e apresentação aos eleitores de suas imagens e identidades públicas, por um lado, e o comportamento político das siglas durante o exercício da Legislatura", pontua o vice-líder da Oposição.
Partidos se dizem conservadores, mas votam mais com Governo que com Oposição
No site lançado pela oposição, é possível verificar como os parlamentares votaram em ordem cronológica, por temas e pautas, o que identifica eventuais momentos em que deputados mudaram de posição na hora do voto, por terem passado a integrar a base aliada, por exemplo.
Esse é o caso do Republicanos, que segundo o deputado Maurício Marcon, apesar de se dizer o partido mais conservador do Brasil, na prática, não se comporta dessa forma. Os dados revelam que o partido votou com a oposição somente em 29% das 83 votações mapeadas pelo site ao longo do ano, o que coloca a legenda como governista, e não como independente ou alinhada à direita no Parlamento.
Ainda é possível verificar qual o percentual de alinhamento de cada parlamentar, como as bancadas estaduais se movimentam na hora do voto - o estudo revela que a mais oposicionista hoje na Câmara é a do Mato Grosso, enquanto a mais governista é a do Piauí. Os dados confirmam ainda que os partidos realmente de oposição na Câmara são o PL e o Novo.