O ministro dos Transportes, Renan Filho, pode ser convocado pela oposição na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre afirmação feita em entrevista à BBC News Brasil. Na ocasião, o ministro afirmou que “traficantes preferem usar a infraestrutura brasileira para escoar a droga produzida em países vizinhos, porque os nossos portos e aeroportos são melhores”.
O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou o requerimento na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A previsão é que a votação ocorra na semana que vem.
Para o parlamentar, a declaração do ministro é preocupante. “A posição estratégica do Brasil, somada à qualidade da infraestrutura de seus portos e aeroportos, foi apontada pelo próprio ministro como um atrativo para as rotas do tráfico de drogas. Isso é extremamente preocupante. Precisamos urgentemente que o ministro explique de fato o que vem acontecendo em nossos portos e aeroportos”, afirmou o deputado Rodolfo Nogueira.
O requerimento também solicita que o ministro apresente dados sobre o impacto do tráfico de drogas no sistema de transporte brasileiro e sobre a possível relação entre esse uso indevido e o aumento da violência e da atuação de facções criminosas no país. Para o deputado, essas informações são fundamentais para que o Congresso e a sociedade compreendam as fragilidades do setor e possam apoiar políticas públicas que fortaleçam a segurança e a integridade da infraestrutura nacional.
“Precisamos desses esclarecimentos até para que possamos aprimorar a legislação. O que não podemos aceitar é que traficantes usufruam da nossa infraestrutura para praticar atos criminosos”, concluiu.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF