Após uma negociação iniciada em fevereiro entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e os líderes da oposição, foi aprovado em plenário na terça-feira (6) um projeto de resolução da Mesa Diretora que estabelece a criação de três novas comissões permanentes na Casa.
O objetivo é reestruturar o processo legislativo do Senado de acordo com a nova configuração da Esplanada dos Ministérios e, principalmente, abrir vagas de comando para os opositores, que foram excluídos de todos os 15 colegiados existentes após a reeleição de Pacheco, derrotando o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).
Ficou acordado que a proporcionalidade da minoria seria respeitada com cargos novos para presidentes e vice-presidentes de órgãos, com acesso a novos cargos de assessores comissionados.
A partir das alterações no Regimento Interno, foram criadas as comissões de Comunicação (CCom), Esporte (CEsp) e Defesa da Democracia (CDD), desmembrando duas comissões já existentes, a de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a de Educação, Cultura e Esporte (CE). Segundo análise da consultoria Ética Inteligência Política a partir do relatório apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), as novas comissões terão também funções especiais.
A comissão de Comunicação será responsável principalmente pela política nacional do setor, abrangendo redes sociais, serviços postais, imprensa e inteligência artificial. Ela também se ocupará da regulamentação, controle e questões éticas relacionadas à comunicação.
A comissão de Esporte abordará o plano nacional de educação física e esportiva, justiça desportiva e assuntos correlatos.
Por fim, a inédita comissão de Defesa da Democracia terá como objetivo tratar de temas como liberdade de expressão, manifestação e imprensa, além de defender a ordem constitucional, combater o terrorismo e tratar do uso dos símbolos nacionais, entre outros assuntos.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF