Concedida a mais de 200 pessoas pelo presidente Jair Bolsonaro, a condecoração Ordem de Rio Branco tem diferentes graus. Como o presidente da República possui o título de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, ele tem o direito a prestar a homenagem.
Ao todo, 35 pessoas foram agraciadas por Bolsonaro com o mais alto nível da Ordem, o Grau de Grã-Cruz, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (30). Entre eles, 12 tem o status de ministro. Outros nomes que receberam o mesmo grau foram o vice-presidente, Hamilton Mourão, e Olavo de Carvalho.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, está entre os contemplados. O ministro, que tem como 'nome real' Marcelo Henrique Teixeira Dias, vem sendo citado como líder de um esquema de candidaturas laranjas nas eleições de 2018. Uma candidata a deputada estadual inclusive apresentou mensagens em que um assessor do ministro cobrava devolução de verba pública de campanha.
Apesar disso, Marcelo Antonio, ou Marcelo Teixeira Dias, vem resistindo no cargo, diferente de Gustavo Bebbiano, ex-ministro da Secretaria Geral , e exonerado após ser acusado de patrocinar um caso de laranjas e se envolver em polêmica com o filho do presidente, Carlos Bolsonaro – que aliás não ganhou condecoração, diferente de seus dois irmãos, Flávio e Eduardo, que receberam o Grau de Grande Oficial, o segundo mais alto da Ordem do Rio Branco.
A lista de autoridades com status de ministro que receberam a honraria de Grau de Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco inclui:
- Sérgio Moro, ministro da Justiça
- Paulo Guedes, ministro da Economia
- Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura
- Tereza Cristina, ministro da Agricultura
- Abraham Weintraub, ministro da Educação
- Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
- Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente
- Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
- Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional
- Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos
- André Luiz Mendonça, ministro da Advocacia-Geral da União
- Roberto de Oliveira Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF