O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou nesta quinta-feira (11) que a indicação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi “um erro político”. Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar defendeu a atuação do secretário-executivo, Ricardo Cappelli, cotado para assumir a pasta antes da confirmação de Lewandowski.
Cappelli era o braço-direito do ministro Flávio Dino, que deixará o ministério para assumir uma cadeira no Supremo. Lewandowski só aceitou o cargo após garantir que poderia escolher sua própria equipe, incluindo o “número 2”. Bem quisto pelo governo, ele ficará de fora da nova composição do ministério.
Nesta manhã, o secretário-executivo informou que vai tirar férias nas próximas semanas e retornará a Brasília apenas para atuar na transição da nova equipe. “Não pedi demissão. Vou sair de férias com a minha família e voltar para colaborar com a transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública. União e Reconstrução”, disse na rede social X.
Orlando Silva compartilhou a mensagem de Cappelli e lamentou que o secretário não foi valorizado. “Orgulho de você! O Brasil descobriu um líder político capaz, corajoso. Tô feliz pois sei que tens sentimento de dever cumprido. Tô triste por ver que não aprendemos a valorizar os mais capazes nem a tratar de temas como a segurança pública. Assistimos hoje um erro político!”, disse o deputado.
O futuro de Cappelli no governo Lula ainda é incerto. Ele ganhou destaque ao atuar como interventor na segurança pública do Distrito Federal após os atos de 8 de janeiro. Além disso, entre abril e maio de 2023, assumiu interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, depois da divulgação pela imprensa de imagens que mostravam o ministro do GSI, general Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto no dia dos atos de vandalismo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF