Os eleitores vão encontrar alguns rostos bem conhecidos nas urnas nas disputas estaduais. São ex-ministros importante do governo do presidente Jair Bolsonaro que deixaram o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios para concorrer a governador, senador ou mesmo deputado em algumas regiões.
E exemplos não faltam. O ex-ministra da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o maior exemplo disso. Ele deixou uma pasta importante para ser o nome do governo a disputar o governo de São Paulo. Da mesma forma, temos João Roma (PL) na Bahia e Onyx Lorenzoni (PL) no Rio Grande do Sul.
Isso sem falar de Damares Alves, Tereza Cristina, Marcos Pontes, Flávia Arruda e até Sergio Moro. São figuras importantes da política nacional, que ganharam projeção e relevância graças ao seu trabalho em pastas importantes e que agora se lançam nos estados. Só que, mais do que aproveitar essa vitrine, há também um componente eleitoral que pode favorecer o próprio Jair Bolsonaro nessa história toda.
Para explicar melhor esse cenário, o podcast 15 Minutos de hoje conversa com Giulia Fontes, repórter da Gazeta do Povo, que detalha o que há por trás de todo esse movimento e o que podemos esperar desses ex-ministros.
*
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Durval Ramos.
*
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.