O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Polícia Federal que inclua o nome do jornalista Oswaldo Eustáquio na lista vermelha da Interpol, de pessoas procuradas pela Justiça.
A decisão é datada do dia 26 de junho e fui tornada pública nesta segunda (31), em que o magistrado afirma ser necessária para evitar que o jornalista se desloque para outros países “inviabilizando sua captura”.
“Oswaldo Eustáquio Filho está foragido no Paraguai, onde teria solicitado asilo político. Nesse cenário, sendo incerta a situação jurídica do investigado naquele país, não há como assentir com a solicitação da Polícia Federal para que se proceda à extração do investigado. A inclusão na lista vermelha, no entanto, mostra-se adequada para evitar que Oswaldo Eustáquio Filho desloque-se para outros países, inviabilizando sua captura”, escreveu no despacho do inquérito que corre em sigilo.
Até o começo da tarde, o nome de Oswaldo Eustáquio não constava na lista vermelha da Interpol.
A decisão de Alexandre de Moraes é um desdobramento do pedido de bloqueio das contas bancárias da filha, que teriam sido usadas por ele para pedir doações de dinheiro pelas redes sociais. A defesa dele classificou a medida como um “absurdo”.
O jornalista deixou o Brasil logo após as eleições do ano passado por receito de ser preso novamente – foi detido em 2020 e 2021. Pouco depois, Moraes determinou a prisão preventiva dele, que se considera um “refugiado político” no Paraguai.
O magistrado também pediu informações sobre a “eventual concessão de asilo político” a Oswaldo Eustáquio.
Oswaldo Eustáquio é investigado pelos crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF