O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez elogios nesta sexta-feira (30) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no mesmo dia em que o magistrado decidiu suspender a rede X no Brasil.
Ao discursar, durante um evento de homenagem ao ministro no Ministério Público de São Paulo, Pacheco disse que Moraes foi "fundamental para tornar a democracia inabalada", enquanto era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Pela notoriedade alcançada pelo ministro Alexandre de Moraes como alguém que foi muito importante para a Justiça Eleitoral naquela instante, que é muito importante para o STF, que nós possamos somar os esforços entre Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, para entregarmos o Brasil ao ambiente do diálogo, da civilidade, do respeito às instituições”, afirmou o senador.
Os elogios de Pacheco foram feitos em meio à pressão pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes que se intensificaram nos últimos dias, após a determinação contra o X e o vazamento de mensagens que apontam a perseguição do ministro aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No discurso, Pacheco evitou citar os recentes casos contra Moraes e pediu que o ministro tenha “convicção em seu propósito”.
“Tenha absoluta convicção no seu propósito de construção pacífica, de diálogo, de firmeza, como é um traço de Vossa Excelência e que podemos nos orgulhar para resolver os grandes problemas desse país. Fico feliz de estar aqui falando sobre suas qualidades e o quanto o Brasil reconhece seu importante papel”, disse o senador.
Segundo o presidente do Senado, Moraes “atingiu a notoriedade pública como doutrinador de direito”. “Quando eu começava na faculdade de direito, já havia o livro do ministro Alexandre de Moraes competindo com manuais já antigos e reconhecidos, e a turma jovem estudando pelo livro do ministro. Isso seguramente é algo muito singular”, afirmou.
No último dia 23, Rodrigo Pacheco disse que não será pressionado a abrir um processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O senador defendeu que é necessário “prudência” para analisar pedidos de impeachment contra ministros da Corte para evitar a “esculhambação” do país.
O evento em homenagem ao ministro contou ainda com a presença de figuras como o ex-presidente Michel Temer (MDB), responsável por sua indicação ao STF, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião