O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) usou o seu discurso durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para exaltar a democracia. O senador afirmou que o petista chega ao Palácio do Planalto com a missão de unir o Brasil.
"O novo governo chega com desafios complexos, como unificar um Brasil polarizado, garantir compromissos sociais e governar com responsabilidade fiscal. Unir o país em prol de um objetivo comum é imperativo e urgente", disse Pacheco.
Durante a cerimônia, o parlamentar citou a chapa formada por Lula e Alckmin, antigos adversários. "Sinal claro de que o interesse do país está acima de questões partidárias", completou.
No discurso, Pacheco afirmou que "o início de um novo governo é momento de renovação da esperança", mas cobrou de Lula mudanças estruturais e reformas, como a tributária, e a elaboração da nova âncora fiscal. A proposta que irá substituir o teto de gastos deverá ser apresentada pelo presidente ainda este ano.
"Nós, representantes dos Poderes da República, precisamos trabalhar juntos para encontrar os caminhos que garantam igualdade, solidariedade e dignidade ao nosso povo. A cada um dos brasileiros e brasileiras que aqui habitam, sem discriminações e sem privilégios", defendeu.
Para o presidente do Congresso Nacional, as eleições que elegeram Lula foram um desafio para a democracia brasileira. "Nas eleições de 2022, a democracia brasileira foi testada e saiu-se vitoriosa. É possível que tenha sido o processo eleitoral mais importante de nossa história após a redemocratização. O tempo dirá. As instituições foram capazes de garantir a vontade da soberania popular, que se manifestou por meio dos votos no processo eleitoral, e resultou na escolha majoritária da frente ampla defendida pela chapa vitoriosa", finalizou Pacheco.
Leia Também:
- Leia a íntegra do discurso de Lula no Congresso Nacional
- Como ficou a divisão de espaço do governo Lula entre o PT, esquerda e partidos de centro
- Fim das privatizações, reforma tributária e outras 14 promessas de Lula
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF