Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CPI das ONGS

“Países ricos nos incutem culpa por problemas climáticos e colocam ONGs no Brasil”, diz Salles

Ricardo Salles afirma que problemas climáticos são culpa dos países ricos.
Como convidado da CPI das Ongs, Ricardo Salles afirma que problemas climáticos são culpa dos países ricos. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) afirmou que países ricos são responsáveis pelos problemas climáticos no mundo. De acordo com o ex-ministro do Meio Ambiente, a Europa e países como os Estados Unidos e a China estariam aumentando substancialmente a queima de combustíveis fósseis.

“Eles reclamam do Brasil, e outros países de floresta tropical, ações para mitigar a questão climática, mas eles próprios são os verdadeiros responsáveis pelo dano”, apontou Salles, que disse ainda que os países ricos utilizam organizações não-governamentais (ONGs) para incutir no Brasil a responsabilidade pela redução nas emissões de gases do efeito estufa.

A fala foi feita durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs que ouviu o deputado Salles como convidado. “Quem fez a revolução industrial, a partir do século 19, foram os países ricos, como a Alemanha, a Inglaterra, os Estados Unidos, o Japão. Eles cortaram suas florestas para fazer dormente de ferrovia, carvão de locomotiva, indústrias rodando com caldeiras. Eles acabaram com as florestas para fazer a revolução industrial e ficaram ricos com isso”, contextualizou Salles.

O deputado disse ainda que enquanto os países ricos estavam fazendo a revolução industrial, o Brasil era um país agrícola, com população vivendo majoritariamente na faixa litorânea. “Historicamente o problema é deles. Não é papel do Brasil vestir máscara de culpado por mudança climática”, completou Salles.

Salles disse ainda que o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, tem feito manifestações “catastróficas e hipócritas” quando aponta o que o mundo deveria fazer sobre os problemas climáticos. “O mundo tem que fazer tal coisa, mas a conta é nas costas do Brasil”, disse Salles. “É incutindo o sentimento de culpa nos brasileiros, que eles nos enfiam goela abaixo todos esses projetos, todas essas Ongs e restrições. Como se nós fossemos os culpados por algo que eles criaram e estão ampliando”, criticou o ex-ministro.

Brasil responde por apenas 2,9% das emissões globais”, diz Salles

O ex-ministro do Meio Ambiente apontou também que no panorama de emissões globais, o Brasil responderia por apenas 2,9%, enquanto a China responderia por 30%, os Estados Unidos por 18% e os países da União Europeia por 17% das emissões. A informação sobre o Brasil consta no site da organização Climate Watch.

"Só metade dessas emissões, portanto 1,45%, se refere a desmatamento e a transformação de áreas de vegetação nativa em agricultura e pecuária. Os outros 1,45% são questões urbanas, de infraestrutura, de transporte”, acrescentou Salles.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.