# Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o agravamento da pandemia em todo o país, detalhando especialmente a situação do Paraná, estado que tem neste momento a transmissão mais acelerada do vírus no país
***1) O Paraná é um exemplo claro do agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O estado é disparado o que tem a transmissão mais acelerada da Covid-19.
Mesmo assim, nesta quarta-feira (10), o governo do estado vai permitir a flexibilização de medidas de restrição.
Os hospitais sofrem com a superlotação. Nesta semana, pela primeira vez o estado ultrapassou a marca de mil pacientes na espera por um leito. Na segunda-feira (8), 1.071 pacientes com Covid-19 aguardavam por uma vaga de internamento nos hospitais do Paraná, sendo que praticamente metade, 519, estava em estado grave precisando de leito de UTI.
O editor de Paraná da Gazeta do Povo, Marcos Xavier Vicente, fala sobre a situação do estado neste momento e comenta as declarações de Vinicius Filipak, gestor em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.
Filipak afirmou que, devido à disseminação da nova variante brasileira do coronavírus, o Paraná está "com uma nova doença". Segundo ele, "não é a mesma Covid, é um primo dela muito pior".
Pacto de governadores contra a Covid-19
***2) Mais uma vez, durante a pandemia do novo coronavírus, governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro, não falam a mesma língua.
Desta vez, o que coloca os chefes dos executivos estaduais em lado contrário ao comandante do Executivo federal é a tentativa de firmar um pacto nacional para combater o pior momento da pandemia de Covid-19 no país.
Este grupo de governadores, que é liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é composto por 22 chefes de Executivos estaduais. Eles defendem que este pacto tenha a participação do Congresso e do governo federal para a adoção de políticas conjuntas contra o coronavírus – dentre as quais, medidas restritivas à circulação de pessoas.
Mas, já nesta segunda-feira (8), em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de aderir ao pacto e disse que não vai decretar lockdown no país.
Este episódio do podcast 15 Minutos também discute a postura oposta de governadores e o presidente da República. Quem acompanha esse assunto na Gazeta do Povo é o repórter Jean Pecharki.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF