Lula perde numericamente para Bolsonaro em Minas Gerais, segundo Paraná Pesquisas.| Foto: Ricardo Stuckert/PR
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Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas feito com eleitores de Minas Gerais, divulgado nesta quarta-feira (2), mostra um cenário disputado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e candidatos de direita na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2026.

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Nos quatro cenários estimulados, quando são mostrados os nomes dos políticos aos entrevistados, Lula lidera em apenas um e está empatado tecnicamente na primeira colocação nos outros três. Ele aparece à frente no cenário contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

No único cenário contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há empate técnico entre os dois na liderança: Bolsonaro vai a 33,3% e Lula chega a 28,6% das intenções de votos entre os eleitores mineiros.

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O instituto ainda perguntou aos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da atual gestão de Lula no governo federal.

Pesquisa em Minas Gerais para Presidente da República em 2026

Espontânea (quando os nomes não são apresentados previamente para escolha do eleitor)

  • Jair Bolsonaro (PL): 15,7%
  • Lula (PT): 13,3%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 1,3%
  • Romeu Zema (Novo): 0,7%
  • Ciro Gomes (PDT): 0,4%
  • Michelle Bolsonaro (PL): 0,2%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 0,2%
  • Ratinho Junior (PSD): 0,1%
  • Outros nomes citados: 0,9%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,4%
  • Não sabe/Não opinou: 60,8%

Estimulada - Cenário 1 (quando o nome dos políticos é apresentado para escolha)

  • Jair Bolsonaro (PL): 33,3%
  • Lula (PT): 28,6%
  • Romeu Zema (Novo): 16,1%
  • Ciro Gomes (PDT): 6,7%
  • Eduardo Leite (PSDB): 2,6%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 2,2%
  • Helder Barbalho (MDB): 0,2%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,0%
  • Não sabe/Não opinou: 4,3%
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Estimulada - Cenário 2

  • Lula (PT): 29,2%
  • Romeu Zema (Novo): 23,5%
  • Michelle Bolsonaro (PL): 19,7%
  • Ciro Gomes (PDT): 7,7%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,0%
  • Eduardo Leite (PSDB): 2,9%
  • Helder Barbalho (MDB): 0,4%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7,8%
  • Não sabe/Não opinou: 4,8%

Estimulada - Cenário 3

  • Lula (PT): 29,3%
  • Romeu Zema (Novo): 26,6%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 14,6%
  • Ciro Gomes (PDT): 8,2%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 3,6%
  • Eduardo Leite (PSDB): 2,8%
  • Helder Barbalho (MDB): 0,2%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 9,4%
  • Não sabe/Não opinou: 5,3%

Estimulada - Cenário 4

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  • Romeu Zema (Novo): 32,8%
  • Lula (PT): 28,5%
  • Ciro Gomes (PDT): 8,4%
  • Ratinho Junior (PSD): 6,3%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 5,2%
  • Eduardo Leite (PSDB): 3,0%
  • Helder Barbalho (MDB): 0,4%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 9,9%
  • Não sabe/Não opinou: 5,5%

Pesquisa de avaliação e aprovação do presidente Lula

Avaliação do presidente Lula

  • Ótima: 7,7%
  • Boa: 18,7%
  • Regular: 22,3%
  • Ruim: 10,3%
  • Péssima: 39,5%
  • Não sabe/não opinou: 1,4%

Aprovação do presidente Lula

  • Aprova: 39,3%
  • Desaprova: 56,6%
  • Não sabe/não opinou: 4,1%
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Metodologia: 1.660 entrevistados pelo Paraná Pesquisas em 70 municípios de Minas Gerais entre os dias 26 e 30 de março de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,5 pontos percentuais.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.