A política externa realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliada negativamente por deputados e senadores ouvidos pela pesquisa Ranking dos Políticos, divulgada na noite desta terça (26) pela CNN Brasil. As recentes falas sobre a reação israelense contra o Hamas e a relação com a Venezuela, que vem impondo barreiras à participação da oposição na eleição presidencial deste ano, pesam na avaliação dos parlamentares.
Segundo a pesquisa, a política externa de Lula é avaliada como ruim/péssima para 52,4% dos senadores e 45,1% dos deputados, enquanto que a ótima/boa é de 38,1% e de 25,5%, respectivamente. A avaliação regular alcança 9,5% dos senadores e 29,4% dos deputados.
A relação de Lula com o ditador Nicolás Maduro, que foi recebido com honras no ano passado e vinha sendo defendido pelo governo com a suposta garantia de que faria eleições livres neste ano, tem uma das piores percepções dos parlamentares.
Para 57,2% dos senadores, a relação de Lula com a Venezuela é considerada ruim/péssima, índice próximo ao dos deputados, de 56,8%. A avaliação ótima/boa ficou em 23,8% e 21,6%, respectivamente, enquanto que a regular é apontada por 19% e 21,6%.
Já em relação ao conflito na Faixa de Gaza, a reprovação dispara e alcança 76,2% dos senadores que consideram ruim/péssima, e de 68,6% entre os deputados. A avaliação ótima/boa é vista por 23,8% e 19,6%, respectivamente. A regular é 0 entre os senadores e de 10,8% entre os deputados.
Lula adotou o discurso fortemente crítico a Israel após as operações de repatriação de brasileiros e parentes diretos das áreas de conflitos, no final do ano passado, e reforçou o tom de que Israel faz um “genocídio” de palestinos a partir do começo deste ano. As falas reforçaram a avaliação negativa dele de acordo com as mais recentes pesquisas de popularidade.
A queda da avaliação positiva ligou o sinal de alerta do governo e levou a cobranças de Lula para que os ministros redobrem a divulgação das ações da pasta e viagem pelo país mostrando os feitos da gestão. A sensação de melhora dos índices econômicos, como a redução da inflação e o crescimento do PIB, no entanto, não foram suficientes para melhorar a imagem de Lula na população.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião