Parlamentares da oposição e do governo repercutiram sobre a prisão dos fugitivos do presídio federal de Mossoró, realizada nesta quinta-feira (4), por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF).
Apesar da demora na busca dos fugitivos que durou cerca de 50 dias, o deputado federal Coronel Telhada (PP-SP) enalteceu o trabalho e a dedicação dos policiais envolvidos na operação.
"Demorou, mas conseguiram cumprir a missão, que era questão de honra para eles. Como cidadão e policial militar fico feliz em ver esses dois canalhas voltarem para atrás das grades", disse.
Para a deputada Silvia Waiãpi, a captura dos presos não desfaz o "descaso do governo Lula com a segurança pública". "A pergunta que fica: essa fuga no presídio de Mossoró significa negligência ou participação?", questionou.
Além de parabenizar PFs e PRFs, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) apontou a necessidade de "saber todas as circunstâncias da fuga, em especial se houve facilitação ou auxílio de alguém".
Já o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) expressou "gratidão" ao sucesso da operação dos policiais. "São um exemplo para todos nós e demonstram o comprometimento das forças de segurança com a proteção da sociedade", afirmou.
Por outro lado, os parlamentares governistas enalteceram a gestão do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do presidente Lula no "combate ao crime organizado". "Parabéns ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal, que trabalhou de maneira conjunta com outras forças policiais para recapturar os fugitivos de Mossoró. Mais um importante resultado do trabalho sério que o Governo @LulaOficial está fazendo no combate às organizações criminosas", escreveu a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann.
A prisão de Rogério da Silva Mendonça e de Deibson Cabral Nascimento ocorreu no começo da tarde em Marabá (PR), a quase 1,6 mil quilômetros de distância de Mossoró. Ele chegaram ao estado amazônico após saírem do Rio Grande do Norte através do Ceará, e estavam em um comboio com mais quatro criminosos em três veículos que eram monitorados pelas autoridades.
Em coletiva nesta tarde, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski disse que o prazo da busca foi "razoável" e "segue paradigmas internacionais". Segundo, ele os dois presos retornam ao mesmo presídio que fugiram.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF