Ouça este conteúdo
Deputados federais criticaram nesta quarta-feira (14) a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. As informações preliminares apontam que eles são ligados ao Comando Vermelho e estavam detidos anteriormente em Rio Branco, no Acre.
"Isso é um reflexo da política desastrosa de segurança pública que o governo Lula adota. Nunca houve na história nenhuma fuga em presídio federal, mas Lula e Dino conseguiram essa proeza", declarou Sargento Gonçalvez (PL-RN) à Gazeta do Povo.
O ex-juiz e senador Sérgio Moro (União-PR) ressaltou que essa foi a primeira fuga em presídio federal, desde a inauguração da primeira unidade em 2006. "Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas/PR, nunca tinha havido uma fuga de presídio federal. São necessários esclarecimentos do Governo Federal sobre o ocorrido", escreveu pela rede X.
Já para o deputado Coronel Telhada (PP-SP) a fuga demonstra que o atual governo quer tratar "bandido como coitadinho". "Esse é o resultado quando se tem um governo que quer tratar bandido como 'coitadinho' . Está mais claro do que nunca que essa fuga em Mossoró evidencia que Lula não se importa com o cidadão de bem", disse.
O deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) mencionou que os fugitivos possuem mais de 100 processos e deveriam ser "condenados no mínimo à prisão perpétua". "Entrou para história negativamente. Esses dois marginais da lei que empreenderam fuga, que somados possuem mais de 100 processos, em um sistema moderno, deveriam ser condenados no mínimo à prisão perpétua, já que resta claro que não serão ressocializados nunca", declarou.
Para o senador Ciro Nogueira (PP-PI), a fuga dos detentos reforça o "descaso com a segurança pública" no governo do presidente Lula. "O presidente, para variar, está do outro lado do planeta tentando apitar na “segurança do mundo”. Enquanto isso, no Brasil, o descaso com a segurança pública do governo do PT passa de todos os limites. As penitenciárias federais viraram peneiras! Socorro! Cuidem do Brasil!", escreveu na rede X.
Convocação de Lewandowski para explicações
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) informou à Gazeta do Povo que irá apresentar um requerimento para convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre a fuga de dois detentos no presídio federal de Mossoró-RN.
O pedido de convocação deve ser protocolado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, assim que retornarem as atividades das comissões.
"É inadmissível que fugas ocorram em presídios federais. O ministro Lewandowski precisa vir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido", disse.
À Gazeta do Povo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do estado confirmou que foi pedido um reforço na segurança da região, mas as circunstâncias da fuga não foram informadas pela unidade ser gerida pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
O ministério informou à reportagem que a Polícia Federal vai atuar na recaptura dos dois detentos e na apuração das circunstâncias da fuga, e o secretário André Garcia, da Senappen, já está a caminho de Mossoró.