Ouça este conteúdo
A bancada do PSOL decidiu lançar a candidatura do pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) na disputa para a presidência da Câmara dos Deputados. O lançamento oficial ocorrerá na tarde desta terça-feira (26).
No anúncio, o partido pretende apresentar o programa de gestão com os principais pontos para a condução do Legislativo.
Ao oficializar a candidatura, Vieira será o único candidato a disputar o cargo com o preferido do presidente Arthur Lira (PP-AL) e de quase todos os partidos, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), até o momento.
Anteriormente, a disputa pela sucessão da Câmara contava com os candidatos Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). No entanto, ambos decidiram abrir mão da candidatura para apoiar Motta.
O PSOL conta com 13 deputados federais e tenta emplacar um nome na disputa, assim como fez na última eleição contra o Lira, em que lançou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
No início deste mês, Motta conquistou o apoio do PSDB, Cidadania, PSB e PDT para a sua candidatura. Ele conta agora com o apoio formal de dezoito partidos, além do apoio do presidente Lira, o que totaliza mais de 400 votos, enquanto o necessário para a eleição é 257 votos – a maioria absoluta dos 513 deputados.
A eleição que definirá a nova Mesa Diretora está prevista para o início de fevereiro, com a data ainda a ser confirmada. Além do cargo de presidente, serão definidos os ocupantes das funções de 1º e 2º vice-presidentes, e de 1º, 2º, 3º e 4º secretários, que compõem a Mesa Diretora da Câmara.
Perfil do Pastor Henrique
Pastor Henrique Vieira é um deputado federal, pastor, ator, escritor e ativista brasileiro, conhecido por sua atuação na defesa dos direitos humanos, da justiça social e da igualdade racial. Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Henrique nasceu em 1987 e é formado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sua trajetória combina a militância política e religiosa, com ênfase na construção de uma espiritualidade inclusiva e engajada com as causas sociais. Henrique possui uma voz crítica às desigualdades e tenta promover um cristianismo que dialoga com as lutas de povos periféricos, negros, LGBTQIA+ e outras minorias.