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#151 - A "crise do avião" acabou levando para o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que cuida de privatizações e estava na Casa Civil; e a regulamentação do endowment, as doações para universidades públicas do país

***1) Ao ganhar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o ministro da Economia, Paulo Guedes, alcança um desejo antigo: o de centralizar o comando das privatizações na sua pasta. Ele ainda traz para si a gestão dos leilões de infraestrutura e de outros ativos. Atualmente, o programa tem 115 ativos em sua carteira para concessão à iniciativa privada, sendo que 79 deles devem ir a leilão neste ano. Bolsonaro decidiu pela mudança ao tentar encerrar de vez a crise provocada pelo uso de um avião da FAB por Vicente Santini, que até terça-feira (28) era secretário executivo da Casa Civil e ocupava interinamente o comando da pasta durante as férias do titular, Onyx Lorenzoni. A editora, em Brasília, Jéssica Sant'Ana explica como a mudança do PPI pode afetar as privatizações.

***2) O ano de 2019 foi marcado pelo contingenciamento do orçamento das universidades federais. Desta vez foram bloqueadas cerca de R$ 2,2 bilhões das verbas discricionárias das instituições de ensino federais, entre abril e outubro. Em outros países, para não depender exclusivamente dos repasses do governo as universidades têm os fundos de endowment (doação). O repórter Roger Pereira comenta o que é esse fundo e quem pode doar.

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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

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