#60 - Quem é e o que pensa o futuro procurador-geral da República, Augusto Aras? E a nova potência do Senado, o Podemos de Alvaro Dias
*** 1) O subprocurador Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR), será sabatinado pelo Senado na próxima quarta-feira (25), às 9 horas. A avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa é parte obrigatória do processo para que Aras seja confirmado como novo procurador-geral no lugar de Raquel Dodge, cujo mandato termina na última terça-feira (17). Após a sabatina, seu nome é votado pela CCJ e, posteriormente, pelo plenário do Senado. Para ser aprovado, Aras precisa do voto da maioria dos senadores presentes. É possível que as outras duas etapas ocorram também na própria quarta-feira. O novo PGR se comprometeu a encampar em seu mandato a defesa da vida, a valorização da família e a liberdade religiosa. Em agosto, Aras foi um dos signatários de uma carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), com teses e princípios para postulantes ao cargo de PGR. O repórter Leonardo Desideri fala mais sobre o perfil do futuro PGR.
***2) A chegada do senador Reguffe (DF) ao Podemos, consolidada na semana passada, transformou o partido na segunda maior bancada do Senado, com dez representantes. A legenda deve se fortalecer ainda mais nos próximos dias - a senadora Selma Arruda (MT) anunciou que se filiará à sigla na quarta-feira (18). Outros nomes podem também ingressar no partido, como o do senador Flávio Arns (PR), atualmente na Rede. O posicionamento de destaque do Podemos no Senado, à frente de partidos tradicionais como PSDB e PT, não é resultado, entretanto, de um amplo apoio que a legenda conseguiu da população. Afinal, de todos os seus integrantes no Senado, apenas um foi eleito pelo partido, Oriovisto Guimarães (PR). O repórter Olavo Soares explica o crescimento do Podemos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF