Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após 1º turno de discussão

PEC do transporte gratuito em eleição volta para CCJ do Senado após receber emenda

CCJ vai analisar uma emenda apresentada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao texto. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

A proposta de emenda à Constituição que garante ao eleitor acesso gratuito ao serviço de transporte para votar no dia da eleição (PEC 38/2022) voltará para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que vai analisar uma emenda apresentada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Nesta terça-feira (29), o texto completou seu primeiro turno de discussão no plenário, mas antes da votação será revista pela CCJ.

A emenda apresentada por Girão pretende determinar que os custos com o transporte de eleitores sejam bancados "com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, nos termos da lei". A PEC foi aprovada na CCJ no início de agosto e começou a tramitar em plenário no último dia 16.

Com o senador Rogério Carvalho (PT-SE) como primeiro signatário e relatada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a PEC acrescenta um dispositivo na Constituição para estabelecer que "nos dias de realização de eleições, em primeiro e segundo turnos, é garantida a gratuidade dos serviços de transporte público coletivo de passageiros, urbano, semiurbano, intermunicipal e interestadual, rodoviário e aquaviário, nos termos da lei", informou a Agência Senado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.