- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as repercussões políticas da decisão de Gilmar Mendes e fala do futuro da PEC Fura Teto
*) Em meio às negociações para aprovação da PEC Fura Teto na Câmara dos Deputados, uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, trouxe uma espécie de alívio para o futuro governo do presidente eleito, Lula (PT).
Mendes decidiu que os recursos públicos necessários para o pagamento de programas sociais de renda mínima - como o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família - podem ficar fora da regra do teto de gastos. A decisão foi dada em caráter liminar e a questão ainda será analisada pelo plenário do STF.
De qualquer maneira, a decisão gera uma maior tranquilidade para Lula, já que está, de certa forma, liberado o pagamento do valor de R$ 600 do Bolsa Família mesmo que eventualmente a PEC não passe na Câmara, cumprindo assim uma promessa de campanha do futuro presidente.
Além disso, na segunda-feira (19), por 6 votos a 5, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedentes ações de quatro partidos para declarar inconstitucionais as emendas de relator – o chamado "orçamento secreto" do Congresso Nacional.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa as repercussões políticas da decisão de Gilmar Mendes e fala do futuro da PEC Fura Teto. O convidado é o Wesley Oliveira, repórter da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Isenção de R$ 5 mil? Por enquanto, quem ganha dois salários mínimos voltou a pagar IR
Musk aponta interferência do “Deep State” na eleição de Lula em 2022; assista ao Sem Rodeios
Ex-policial penal, Jorge Guaranho é condenado a 20 anos de prisão por homicídio de petista
Oposição se mobiliza contra novo projeto de Pacheco que pode dar mais poderes ao Judiciário
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF