O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado por 32% dos brasileiros como o principal adversário político do presidente Jair Bolsonaro até as eleições de 2022. Outros 15,6% apontam Ciro Gomes (PDT) como o maior contraponto ao presidente até o próximo pleito.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento tem 95% de confiança e 2% de margem de erro para os resultados gerais.
Além de Lula e Ciro Gomes, a pergunta também incluía outros nomes da política, como João Doria (11,7%); Wilson Witzel (3%) e Rodrigo Maia (1,9%). O apresentador Luciano Huck aparece com 8,3%.
Quando considerado o gênero dos entrevistados, Ciro Gomes (16,1%) e João Doria (12,2%) são mais apontados pelos homens. Já Luciano Huck (8,6%); Wilson Witzel (3,3%); e Rodrigo Maia (2,2%) aparecem mais entre as mulheres. Lula tem o mesmo percentual de resposta entre os dois gêneros.
No que diz respeito à escolaridade, Ciro Gomes aparece mais entre os eleitores que têm Ensino Superior (18,6%), enquanto Luciano Huck (9%) e João Doria (13%) crescem entre os brasileiros com Ensino Médio. Mais uma vez, Lula permanece estável, sendo apontado por mais de 30% dos brasileiros independentemente do nível de escolaridade.
Já quando considerada a região em que moram os entrevistados, o ex-presidente é mais citado no Nordeste (40,6%) e menos mencionado no Sul (25,5%). Ciro Gomes também teve percentual maior no Nordeste (17,1%), mas foi menos citado no Sudeste (13,9%). Já João Doria, apesar de ser governador de São Paulo, aparece com maior percentual no Sul (15,2%) do que no Sudeste (13,7%).
No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.