Pesquisa realizada pelo Genial/Quaest entre os dias 13 e 16 de abril apontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o candidato favorito da direita para substituir Jair Bolsonaro (PL) na corrida ao Planalto de 2026, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne o ex-presidente inelegível.
Segundo o levantamento, que ouviu 2.015 pessoas em 120 municípios em todo o Brasil, o ex-ministro de Bolsonaro lidera a lista com 21% das intenções de voto, seguido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 15%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vem logo depois, com 10%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente, figura em quarto lugar, com 5%. Outros nomes somaram 1%, enquanto 25% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos nomes sugeridos e 23% não souberam ou não quiseram responder.
Na região Sudeste, Tarcísio (26%) e Zema (15%) estão na frente na lista dos favoritos. No Sul e no Centro-Oeste/Norte, contudo, é Michele que se destaca, com 19% e 22%, respectivamente. No Nordeste, a disputa fica concentrada entre Tarcísio (16%) e Michelle (14%).
Tarcísio é o favorito entre os homens (27%), enquanto Michelle é a favorita entre as mulheres (19%). Ele também é favorito entre os eleitores com ensino superior (29%). O diretor do instituto Felipe Nines apontou que Tarcísio leva vantagem por conseguir ser relevante mesmo entre eleitores de Lula ou entre os que não votaram ou votaram em branco ou anularam.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF