Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Quem são os eleitores que votariam para reeleger Bolsonaro em 2022

Camisetas de apoio a Jair Bolsonaro: pesquisa aponta intenções de voto para reeleição do presidente. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Na semana passada, uma pesquisa de opinião do Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela revista Veja, mostrou que, se as eleições de 2022 ocorressem agora, o resultado seria a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em todos os cenários.

Os detalhes do levantamento mostram que Bolsonaro é mais forte entre homens e habitantes das regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Há, porém, diferenças a depender do cenário, ou seja, de quem seriam os oponentes do presidente Bolsonaro na disputa pela reeleição.

O primeiro cenário: Bolsonaro contra Moro, Haddad e Huck

No cenário 1 – em que Sergio Moro (sem partido), Fernando Haddad (PT) e Luciano Huck (sem partido) aparecem como oponentes de Bolsonaro –, o presidente se sai melhor entre homens (35,5% das intenções de voto) do que entre mulheres (23,1%). O resultado entre eleitores do sexo masculino é 6,5 pontos percentuais maior do que o percentual de intenções de voto para Bolsonaro se considerado o conjunto de eleitores (29%).

Já com relação à faixa etária, eleitores de 25 a 34 anos (31,7%) e de 35 a 44 anos (30,2%) são os que mais votariam para a reeleição de Bolsonaro. A diferença, porém, não é tão grande em relação às outras faixas etárias: eleitores de 45 a 59 aparecem com 29,4%, enquanto os que têm 60 anos ou mais ficam com 27,9%.

Quando considerada a escolaridade dos eleitores no cenário 1, por sua vez, a preferência por Bolsonaro é maior entre aqueles que têm Ensino Médio (32,6%). Já 28,3% dos eleitores com Ensino Superior declararam voto em Bolsonaro, enquanto o mesmo ocorreu para 24,5% dos que têm Ensino Fundamental.

Quanto às regiões do país, Bolsonaro tem maior preferência no Sudeste (33,1%) e o Norte e no Centro-Oeste (31,7%).

Cenário com Lula e Moro dificulta a vida do presidente

No cenário 2, os eleitores foram perguntados em quem votariam considerando como candidatos, além de Bolsonaro, o ex-ministro Sergio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse caso, no conjunto dos eleitores, as intenções de voto em Bolsonaro caem de 29% para 27,5%.

As tendências seguem as mesmas, com eleitores do sexo masculino tendo mais preferência por Bolsonaro (32,8% contra 22,7% das mulheres) e mais jovens com menos simpatia ao presidente (23,7% de intenções de voto entre os que têm de 16 a 24 anos).

A comparação com o cenário 1 mostra que, com a presença de Lula na disputa, o atual presidente perderia espaço de forma relativamente homogênea entre os eleitores. A queda é maior entre eleitores com Ensino Fundamental (de 24,5% para 21%), do Nordeste (de 21,6% para 18,7%) e do Sul (de 27,2% para 24,8%).

Cenário sem Moro e Lula é o mais favorável para reeleição de Bolsonaro

O levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem mais intenções de voto para a reeleição no cenário sem Moro e Lula. Nesse caso, o presidente teria 30,7% das intenções de voto, contra 14,5% do segundo colocado, o petista Fernando Haddad.

Nesse caso, a preferência dos eleitores do sexo masculino pelo presidente cresce a 37,5%. O presidente também ganha votos entre os eleitores mais novos, entre 16 e 24 anos (27,8%), e mais velhos, com 60 anos ou mais (quase 30% das intenções de voto).

Com relação à escolaridade, este é o cenário em que o presidente tem mais intenções de voto entre os eleitores com Ensino Superior (31%). Quando consideradas as regiões, o presidente ganha preferência no Sul (30,6%), no Sudeste (35,7%) e no Norte e Centro-Oeste (34,3%).

Pesquisa aponta para reeleição de Bolsonaro em todos os cenários

Veja os resultados das intenções de voto em cada um dos cenários, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Metodologia

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.030 eleitores em 188 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 18 e 21 de julho de 2020. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.