Uma pesquisa divulgada nesta sexta (23) pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado negativamente para 51% dos portugueses entrevistados. O levantamento apurou a percepção da imagem do petista no país europeu.
Ao todo, o instituto ouviu 840 pessoas por telefone entre os dias 8 e 17 de fevereiro, com uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais. Segundo o levantamento, a avaliação positiva alcança 27%, enquanto que 22% não souberam ou preferiam não responder.
Além da avaliação da imagem do presidente em Portugal, o Paraná Pesquisas também questionou os entrevistados quanto à percepção da situação econômica do Brasil com a do país europeu.
“Pesquisa de opinião pública realizada em Portugal, com o objetivo de consultar à população sobre a percepção quando a situação econômica do Brasil em comparação com a situação econômica de Portugal e avaliação da imagem que a Sociedade Portuguesa tem do Presidente do Brasil”, escreveu o instituto na pesquisa.
Veja abaixo os resultados apurados pelo Paraná Pesquisas:
Imagem de Lula em Portugal
- Negativa: 51%;
- Positiva: 27%;
- Não sabe/não respondeu: 22%.
A avaliação negativa de Lula entre os portugueses é maior entre os homens (54,1%), entre 18 e 34 anos (61,7%), entre os habitantes da capital, Lisboa (53,8%).
Situação econômica Brasil-Portugal
- Pior: 64,6%;
- Igual: 9,9%;
- Melhor: 7,3%;
- Não sabe/não respondeu: 18,2%.
Entre os que consideram a situação econômica pior do Brasil em relação a Portugal, os homens respondem por 65,2%, entre 18 e 34 anos (67,8%), e habitantes da região Norte do país (65,5%) quase empatado com os de Lisboa (65,4%).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião