Uma pesquisa divulgada nesta sexta (23) pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado negativamente para 51% dos portugueses entrevistados. O levantamento apurou a percepção da imagem do petista no país europeu.
Ao todo, o instituto ouviu 840 pessoas por telefone entre os dias 8 e 17 de fevereiro, com uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais. Segundo o levantamento, a avaliação positiva alcança 27%, enquanto que 22% não souberam ou preferiam não responder.
Além da avaliação da imagem do presidente em Portugal, o Paraná Pesquisas também questionou os entrevistados quanto à percepção da situação econômica do Brasil com a do país europeu.
“Pesquisa de opinião pública realizada em Portugal, com o objetivo de consultar à população sobre a percepção quando a situação econômica do Brasil em comparação com a situação econômica de Portugal e avaliação da imagem que a Sociedade Portuguesa tem do Presidente do Brasil”, escreveu o instituto na pesquisa.
Veja abaixo os resultados apurados pelo Paraná Pesquisas:
Imagem de Lula em Portugal
- Negativa: 51%;
- Positiva: 27%;
- Não sabe/não respondeu: 22%.
A avaliação negativa de Lula entre os portugueses é maior entre os homens (54,1%), entre 18 e 34 anos (61,7%), entre os habitantes da capital, Lisboa (53,8%).
Situação econômica Brasil-Portugal
- Pior: 64,6%;
- Igual: 9,9%;
- Melhor: 7,3%;
- Não sabe/não respondeu: 18,2%.
Entre os que consideram a situação econômica pior do Brasil em relação a Portugal, os homens respondem por 65,2%, entre 18 e 34 anos (67,8%), e habitantes da região Norte do país (65,5%) quase empatado com os de Lisboa (65,4%).
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF