Ouça este conteúdo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para presidente nas eleições de 2022, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira (22). O petista tem 35% da preferência dos entrevistados, enquanto que o presidente Jair Bolsonaro tem 30%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em julho, Lula e Bolsonaro apareciam tecnicamente empatados, com cerca de 33% e 32% das intenções de voto.
O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro lugar nos cinco cenários de primeiro turno simulados em pesquisa eleitoral para presidente realizada pelo instituto, superando os demais presidenciáveis que buscam se colocar como uma terceira via nas eleições de 2022. Ainda assim, com cerca de 10% das intenções de voto, Moro está longe dos dois principais nomes da disputa até agora.
Ciro Gomes (PDT) manteve-se no mesmo patamar, com cerca de 6% da preferência dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas em novembro. Os demais candidatos – João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD) – não ultrapassaram os 3%. Além disso, a pesquisa mostrou que uma diminuição de candidatos parece não ter grande impacto na corrida eleitoral (veja abaixo os cenários).
O instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em dois cenários de segundo turno: Lula contra Bolsonaro e Moro. O petista tem vantagem nas duas simulações, com sete pontos de diferença em relação ao presidente e 11 pontos percentuais em relação ao pré-candidato do Podemos (confira abaixo os número).
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita nomes de possíveis candidatos, Lula e Bolsonaro apareciam com 19,7% e 18,4% das intenções de voto. Moro foi lembrado por 2,8% dos entrevistados (veja abaixo a metodologia da pesquisa).
Potencial eleitoral de Lula e Bolsonaro
O potencial eleitoral de Lula e Bolsonaro também foi avaliado neste levantamento. Bolsonaro tem uma base de apoio de 23,5% e uma rejeição de 55,8%. Os que considerariam votar nele nas eleições do ano que vem representam 19,3% dos entrevistados.
O ex-presidente petista tem números um pouco melhores, tanto de apoio quanto de rejeição: 25,9% votaria nele "com certeza" e 47,4% disseram que não votariam nele "de jeito nenhum". Os que poderiam votar em Lula somam 25,5% dos entrevistados.
Pesquisa eleitoral estimulada para primeiro turno
O Paraná Pesquisas apresentou cinco cenários de maneira estimulada para realizar o levantamento, ou seja, os entrevistadores citaram os nomes dos possíveis candidatos à presidência da República durante a realização da pesquisa.
Cenário 1, com João Doria disputando pelo PSDB
- Lula (PT): 34,9%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 29,2%
- Sergio Moro (Podemos): 10,7%
- Ciro Gomes (PDT): 6,1%
- João Doria (PSDB): 3,1%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1,2%
- Simone Tebet (MDB): 0,6%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 0,4%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 0,4%
- Branco/nulo: 9,9%
- Não sabe/não respondeu: 3,5%
Cenário 2, com Eduardo Leite disputando pelo PSDB
- Lula (PT): 35,1%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 29,8%
- Sergio Moro (Podemos): 11%
- Ciro Gomes (PDT): 6,1%
- Eduardo Leite (PSDB): 1,6%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1,4%
- Simone Tebet (MDB): 0,5%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 0,4%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 0,3%
- Branco/nulo: 10,2%
- Não sabe/não respondeu: 3,4%
Cenário 3, com menos candidatos e João Doria pelo PSDB
- Lula (PT): 35,5%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 29,6%
- Sergio Moro (Podemos): 11,2%
- Ciro Gomes (PDT): 6,6%
- João Doria (PSDB): 3,4%
- Branco/nulo: 10,3%
- Não sabe/não respondeu: 3,4%
Cenário 4, com menos candidatos e Eduardo Leite pelo PSDB
- Lula (PT): 35,8%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 30,1%
- Sergio Moro (Podemos): 11,7%
- Ciro Gomes (PDT): 6,6%
- Eduardo Leite (PSDB): 1,7%
- Branco/nulo: 10,6%
- Não sabe/não respondeu: 3,4%
Cenário 5: Lula, Bolsonaro e nem-nem
- Lula (PT): 39,3%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 33,7%
- Nem Lula, nem Bolsonaro: 17,1%
- Branco/nulo: 6,8%
- Não sabe/não respondeu: 3,1%
Pesquisa eleitoral estimulada para o segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT): 42,5%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 35,6%
- Branco/nulo: 18,1%
- Não sabe: 3,8%
Lula x Moro
- Lula (PT): 40,7%
- Sergio Moro (Podemos): 29,8%
- Branco/nulo: 26,1%
- Não sabe: 3,4%
Metodologia
O Paraná Pesquisa entrevistou 2.020 eleitores, presencialmente, entre os dias 16 e 19 de novembro, em 164 municípios brasileiros. A amostra foi estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.
VEJA TAMBÉM: