Ouça este conteúdo
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa mostrou que os brasileiros estão divididos quanto à percepção da participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em tentativa de golpe de Estado. Em novembro do último ano, Bolsonaro e mais 36 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
De acordo com o levantamento, para 45,6% dos questionados, Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado no país. Por outro lado, 44,4% não acreditam que o ex-presidente tenha tido envolvimento. Outros 10% não souberam ou não responderam ao questionamento.
Além disso, 93,6% afirmaram ter conhecimento sobre a investigação em que Bolsonaro é um dos indiciados, enquanto 6,4% disseram desconhecer a apuração. Questionados sobre considerarem justo ou não a investigação, os entrevistados se mostram divididos novamente.
O instituto constatou que 44,8% considera justo o processo contra Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe, ante 42,6% que acreditam que o inquérito é injusto. Outros 12,6% não souberam ou não responderam à pergunta.
Para a pesquisa, o Instituto Paraná Pesquisa ouviu 2.018 eleitores em 164 municípios de 26 estados e Distrito Federal. A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.