O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é apontado por 45,6% dos eleitores como o nome mais forte para compor uma chama com Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. O ex-juiz desbanca o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, que aparece com 16,4%.
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2% para os dados gerais.
Os outros nomes citados pela pesquisa aparecem bem atrás na preferência dos respondentes. Luciano Hang, dono da Havan, tem 4,4%. Em seguida aparecem o General Augusto Heleno (2,7%), e os deputados federais Marco Feliciano (2,2%) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (1,6%).
Quando considerado o gênero dos entrevistados, os homens apresentam crescimento do percentual de Hamilton Mourão (20,8%), enquanto as mulheres citam mais Sergio Moro (48,1%).
Já quando são levadas em conta as regiões do país, Sergio Moro é mais mencionado no Sul (49,1%) e menos no Nordeste (38,1%). Mourão, por outro lado, aparece mais no Sudeste (18,6%).
No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.