A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar as causas de um incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília neste domingo (15). A Gazeta do Povo apurou ainda que agentes da PF estão no parque levantando imagens e informações que possam ajudar nas investigações. A suspeita é de que os incêndios tenham causa criminosa.
O parque é uma unidade de conservação federal e está sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. De acordo com informações da Globo News, o incêndio não tinha sido cessado até esta segunda-feira (16), mas foram controlados para evitar que se alastre para outras regiões da capital federal.
De acordo com ICMBio cerca de 1,2 mil hectares teriam sido atingidos pelo fogo – o equivalente a aproximadamente 1,6 mil campos de futebol. Bombeiros, brigadistas, agentes do ICMBio e do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) foram mobilizados para atuar no controle das queimadas no parque desde o último domingo.
O incêndio no Parque Nacional de Brasília fez a capital federal amanhecer com uma densa cortina de fumaça nesta segunda-feira (16), acarretando na piora da qualidade do ar na região central da cidade. A neblina branca e carregada por fuligem, causada pelas chamas no parque, atrapalhou ainda a visibilidade de motoristas e moradores de bairros centrais da capital, como a Asa Norte e Noroeste.
No último domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região atingida pelo fogo no Parque Nacional. Em publicação nas redes sociais, o mandatário afirmou que o governo federal "está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas".
Em sua primeira agenda oficial da semana, o petista se reúne com membros do governo para discutir medidas de atuação frente à crise climática. O encontro dessa segunda-feira (16) conta com a presença dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro do Desenvolvimento), Ricardo Lewandowski (Justiça) e outros. Além de representantes do Ibama e ICMBio, e o secretário executivo da Saúde.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF