Ouça este conteúdo
Nesta terça-feira (9), a Polícia Federal (PF) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram uma operação contra o desvio de recursos públicos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Belford Roxo (RJ).
Segundo comunicado da PF, cerca de 100 policiais federais cumprem mandado de prisão contra o atual Secretário de Educação do município de Belford Roxo e 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal da Subseção Judiciária do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro e em municípios da Baixada Fluminense.
De acordo com as investigações, agentes públicos ligados à Secretaria de Educação de Belford Roxo (Semed/BR) estariam agindo em conluio com empresas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes para desviar recursos públicos destinados à aquisição de merendas escolares para as escolas do município.
A PF informa que, pelo apurado até o momento, o valor desviado foi de, ao menos, R$ 6,1 milhões.
“As fraudes eram realizadas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer merenda escolar. A investigação também revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do município de Belford Roxo, os quais se valeram de mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos”, diz um trecho do comunicado da PF.
Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.
Durante as diligências desta sexta, foram apreendidos 300 mil euros (cerca de R$ 1,8 milhão) em espécie na residência de um dos alvos, em um condomínio de luxo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.