Grupo teria invadido os sistemas do Incra utilizando certificados falsificados de servidores do órgão.| Foto: divulgação/PF
Ouça este conteúdo

Oito mandados de busca e apreensão são cumpridos pela Polícia Federal nesta quinta (31) contra um grupo suspeito de invadir os sistemas do Incra utilizando informações falsas de servidores do órgão.

CARREGANDO :)

Os mandados da Operação Shadowland são cumpridos nas cidades de Jales (SP), Imperatriz e Açailândia (MA). Ainda não há informações se os acessos teriam sido facilitados por servidores do Incra ou os motivos das invasões.

“Apurou-se que os criminosos utilizavam certificados digitais ideologicamente falsos, emitidos em nome de funcionários do Incra e de particulares, para obter acesso aos sistemas. A ação rápida do INCRA, que modificou os protocolos de acesso, impediu que ocorressem novas invasões”, disse a PF em nota.

Publicidade

A Gazeta do Povo entrou em contato com o Incra para se posicionar sobre a operação e explicar quais funcionalidades dos sistemas foram acessadas indevidamente. No entanto, o órgão afirmou apenas que "vem prestando total apoio ao trabalho investigativo, no sentido de auxiliar na elucidação do caso".

Ainda de acordo com a autoridade, a investigação teve ainda a participação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão gestor dos certificados digitais da ICP-Brasil.

Os investigados, diz a PF, poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificado e falsidade ideológica.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade