Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Spoofing

PF prende mais dois suspeitos de invasão a celulares de Moro e outras autoridades

Vermelho também revelou ter conseguido baixar mensagens de cerca de 20 perfis, mas sem revelar quais eram.
Hackers foram presos na operação Spoofing após acessar mensagens de autoridades (Foto: Pixabay)

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (19), na segunda fase da operação Spoofing, o programador de computadores Thiago Eliezer Martins, o "Chiclete", e Luiz Molição, suspeitos de participar do ataque hacker a celulares de autoridades.

"Chiclete" se encontrou com Walter Delgatti Neto, o Vermelho, em Brasília. Ele já esteve envolvido em um episódio de compra de uma Land Rover com Tulio Guerreiro, ex-jogador de futebol do Botafogo e do Corinthians – a transação não se concluiu.

Cerca de 30 policiais federais participaram das ações realizando ainda buscas em quatro imóveis ligados aos investigados. As ordens foram cumpridas em São Paulo, Sertãozinho (SP) e Brasília.

O programador já está detido numa carceragem da PF em Brasília e Molição, preso em Sertãozinho, deve ser transferido ainda nesta quinta-feira, de avião, para Brasília. Ainda não há previsão de quando os dois serão ouvidos.

A primeira etapa da Spoofing, em 23 de julho, prendeu quatro investigados, entre eles Walter Delgatti Neto, que confessou o hackeamento e o repasse das informações para o portal The Intercept Brasil, que tem divulgado diálogos atribuídos ao ex-juiz Sergio Moro e aos procuradores da força-tarefa da Lava Jato. O hacker disse que não cobrou contrapartidas financeiras para repassar os dados.

Além de "Vermelho", descrito como líder do grupo, também foram presos Gustavo Henrique Santos, o DJ de Araraquara, sua mulher, Suellen Priscila de Oliveira e Danilo Cristiano Marques.

Entre as vítimas dos hackers estão o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, entre outros.

A PF tem focado em desvendar se houve pagamento para a obtenção e compartilhamento de mensagens por parte dos hackers. No fim de agosto, novas medidas foram pedidas relacionadas à apuração de fraudes bancárias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.