A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta (6), seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de supostamente financiarem a invasão a uma área restrita do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, e a tentativa de atentando à bomba nas proximidades do terminal, em dezembro do ano passado.
A investigação, segundo a PF, se refere ao ocorrido nos dias 2 e 8 de dezembro, quando “várias pessoas invadiram a área de acesso restrito e adjacências do Aeroporto Internacional JK, causando uma série de transtornos à segurança aérea e ao serviço aeroportuário”.
Os mandados são cumpridos no Distrito Federal e nas cidades de Marabá (PA) e Água Boa (MT). Pelas redes sociais, o ministro Flávio Dino, da Justiça, afirmou que a operação investiga “atos criminosos de golpismo e terrorismo político, no caso a invasão do aeroporto de Brasília em dezembro do ano passado”.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo; crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e associação criminosa.
Acusado de atentado queria “criar o caos”
Preso em flagrante no dia da tentativa de atentado ao aeroporto da capital federal, George Washington de Oliveira Sousa, disse em depoimento à Polícia Civil que o plano do atentado seria criar o “caos” e levar à decretação do estado de sítio no país e à intervenção das Forças Armadas.
Durante um estado de sítio, direitos e garantias individuais são suspensos para facilitar o enfrentamento de uma situação de "comoção grave de repercussão nacional". Com isso, o objetivo de Sousa seria evitar o que ele chamou de instalação do comunismo no país.
Sousa é do Pará e viajou a Brasília para se juntar aos manifestantes contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No depoimento, o acusado teria confirmado que outras pessoas do acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército teriam ajudado na tentativa de explosão.
A Polícia Federal investiga a tentativa de atentado à invasão à área restrita do aeroporto no começo do mês.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF