A Polícia Federal confirmou nesta segunda (11) que prendeu um homem condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. De acordo com a autoridade, a prisão ocorreu em Cascavel (PR).
O homem, que não teve a identidade revelada, teria viajado para a Argentina em abril e retornado para o Brasil. Ele foi localizado pelas forças de segurança da cidade e detido na tarde de sábado (9).
“Foragido desde abril deste ano, quando fugiu para a Argentina, o homem retornou ao Brasil e foi localizado pelas forças de segurança em Cascavel. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Cascavel”, disse a PF em nota.
De acordo com informações apuradas pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o homem foi identificado como Moacir José dos Santos, morador da cidade paranaense e que foi condenado em outubro do ano passado a 17 anos de prisão.
As investigações apontam que ele participou da invasão ao Palácio do Planalto e teve material genético encontrado em objetos destruídos no local. No celular dele apreendido pela Polícia Federal, foram encontrados vídeos e fotos dos atos de vandalismo na sede da Presidência da República.
A apuração aponta, ainda, que Moacir José dos Santos viajou a Brasília em um ônibus fretado com mais de 60 pessoas, mas a defesa dele alega que ele entrou no Palácio do Planalto apenas para se proteger das bombas de efeito moral lançadas pela Polícia Militar naquele dia.
O homem foi condenado pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Com apoio de estatais, festival organizado por Janja será pago com dinheiro público; acompanhe o Entrelinhas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião