A Polícia Federal confirmou nesta segunda (11) que prendeu um homem condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. De acordo com a autoridade, a prisão ocorreu em Cascavel (PR).
O homem, que não teve a identidade revelada, teria viajado para a Argentina em abril e retornado para o Brasil. Ele foi localizado pelas forças de segurança da cidade e detido na tarde de sábado (9).
“Foragido desde abril deste ano, quando fugiu para a Argentina, o homem retornou ao Brasil e foi localizado pelas forças de segurança em Cascavel. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Cascavel”, disse a PF em nota.
De acordo com informações apuradas pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o homem foi identificado como Moacir José dos Santos, morador da cidade paranaense e que foi condenado em outubro do ano passado a 17 anos de prisão.
As investigações apontam que ele participou da invasão ao Palácio do Planalto e teve material genético encontrado em objetos destruídos no local. No celular dele apreendido pela Polícia Federal, foram encontrados vídeos e fotos dos atos de vandalismo na sede da Presidência da República.
A apuração aponta, ainda, que Moacir José dos Santos viajou a Brasília em um ônibus fretado com mais de 60 pessoas, mas a defesa dele alega que ele entrou no Palácio do Planalto apenas para se proteger das bombas de efeito moral lançadas pela Polícia Militar naquele dia.
O homem foi condenado pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF