A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou o inquérito que apurava denúncia de irregularidades nos sigilos impostos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O inquérito foi instaurado em abril de 2022 para investigar suposta irregularidade em sigilos impostos a seis temas.
Foram questionados os sigilos impostos a gastos do cartão corporativo da presidência e encontros do ex-presidente com os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, alvos da Polícia Federal (PT) por suspeita de corrupção no MEC.
O inquérito também apurava o sigilo de 100 anos colocado sobre o processo disciplinar do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; sigilo de 100 anos nas visitas dos filhos de Bolsonaro ao Planalto; sigilo de 100 anos no cartão de vacina de Bolsonaro; e 41 anos de sigilo para documentos americanos sobre a ditadura no Brasil.
De acordo com o subprocurador-geral da República, Eitel Santiago, "não é possível vislumbrar a caracterização de improbidade administrativa ou de abuso nos atos excepcionais de sigilo narrados nas representações, conforme o detalhamento feito em cada um dos seis atos abordados. Os elementos angariados nos autos não demonstram ter ocorrido violação sistemática ao princípio da publicidade e ao direito fundamental de acesso à informação, como narrado nas representações".
O voto completo do subprocurador-geral da República, Eitel Santiago, foi obtido pela Gazeta do Povo, nesta sexta-feira (21). O voto foi publicado no dia 23 de maio de 2024.
O voto de Santiago saiu vencedor no julgamento apesar do voto contrário ao arquivamento proferido pelo relator da ação, o sub-procurador Alexandre Camanho de Assis.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
O jovem que levou Trump de volta ao topo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF