Três deputados do Partido Liberal (PL) foram denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e organização criminosa em um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares. Os alvos da denúncia são Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE).
De acordo com a denúncia, o esquema envolvia a destinação de recursos para a Prefeitura de São José do Ribamar, cidade que fica a cerca e 30 km de São Luís (MA). Segundo a PGR, o trio teria tentado negociar a devolução de R$ 1,6 milhão dos recursos enviados ao município com a intenção de obter a quantia.
O prefeito de São José do Ribamar, Eudes Sampaio (PTB-MA), ainda teria relatado à Polícia Federal que foi coagido e alvo de extorsões por parte dos parlamentares para fazer o repasse do dinheiro. Embora o congressistas não tenham conseguido desviar a quantia citada, a PGR encontrou mensagens que configuram o crime de corrupção passiva.
A investigação foi aberta em 2021 e, em março do ano seguinte, os deputados se tornaram alvo de uma ação da PF que investigava desvio de emendas parlamentares destinadas a cidades no interior do Maranhão. Agora, o caso está sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, do STF, e corre em sigilo na Suprema Corte.
Ainda em 2021, o deputado Josimar Maranhãozinho, um dos alvos desta denúncia, foi indiciado em três inquérito da Polícia Federal relacionados ao uso indevido de emendas parlamentares. Em um dos casos, Maranhãozinho é flagrado em um vídeo carregando caixas de dinheiro, que suspostamente teriam origem do desvio de emendas.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF