A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de extinção do PL, partido ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi apresentado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).
O documento foi encaminhado ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, que, em conjunto com a Corte, coordena as ações e o trabalho de investigação relativos ao tema. A informação consta em despacho assinado pelo chefe de gabinete da PGR, Carlos Fernando Mazzoco, divulgado pelo Poder360.
Janones decidiu entrar com uma ação contra o PL por “ameaça direta à ordem democrática”. Segundo ele, o partido “tem sido alvo de sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de liderança e membros do partido requerido”.
Ele cita episódios como as explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes e no estacionamento do Anexo IV da Câmara por um ex-filiado ao PL, ligação com os atos de 8 de janeiro de 2023, “escalada do extremismo” e a apreensão de uma suposta minuta de decretação de estado de sítio na sede do partido em fevereiro deste ano.
“A continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, disse na petição.
O parlamentar ainda acrescentou que o PL tem um "padrão contínuo de violência e ataques ao sistema democrático", o que "coloca em risco a estabilidade institucional do país e evidencia o papel central do Partido Liberal como catalisador de práticas que corroem a ordem democrática e incentivam a radicalização". "A continuidade do PL no cenário político representa, assim, um perigo real à segurança do Estado Democrático de Direito”, pontuou o deputado.
A assessoria de imprensa de Janones informou que o processo deve ser analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator de casos semelhantes, como o dos atos do 8 de Janeiro.
A Gazeta do Povo tentou contato com a assessoria do PL, mas o partido ainda não se manifestou sobre o caso, o espaço segue aberto para atualização.
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13.ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF