O PIX é um sistema de pagamentos que usa tecnologia desenvolvida pelo Banco Central e fará transações de modo quase instantâneo, sem cobrança de taxas para pessoas físicas.
***) No dia 16 de novembro, começa a funcionar efetivamente o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O processo começou no último dia 05 de outubro, quando foi iniciado o registro das chaves.
Esta chave PIX é o código que representará uma conta no PIX, ou, pela definição do Banco Central, o “apelido” pelo qual a sua conta será conhecida dentro do sistema. Pode ser um endereço de e-mail, CPF, CNPJ, número de telefone.
Na prática, a chave reunirá todas as informações bancárias em um único elemento que faz o elo até o "bolso" do usuário.
Essa nova tecnologia vai permitir a realização de transferências eletrônicas de modo simplificado, superveloz e sem taxas, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Este episódio do podcast 15 Minutos traz detalhes do calendário previsto para o início oficial do PIX e também explica exatamente como a ferramenta deve funcionar. A convidada é a Cristina Seciuk, editora de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião