Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Partido

PL destitui presidente de diretório municipal no Pará condenado por morte de Chico Mendes

Darci Alves Pereira
Darci Alves Pereira era presidente do diretório na cidade de Medicilândia e pré-candidato a vereador. (Foto: reprodução/redes sociais)

Ouça este conteúdo

O PL destituiu nesta quarta (28) o presidente do diretório municipal do partido na cidade de Medicilândia (PA), Darci Alves Pereira, após o dirigente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, ter recomendado o afastamento dele das atividades partidárias.

Pereira foi condenado pela morte do ambientalista Chico Mendes, em 1988, e alçado ao cargo de presidente do PL na cidade no final do mês de janeiro, segundo revelou o jornal O Eco.

Pereira passou a ser conhecido como Pastor Daniel e chegou a anunciar a pré-candidatura a vereador da cidade. A ligação dele com a morte do ambientalista, no entanto, gerou uma repercussão que levou Valdemar Costa Neto a recomendar ao presidente do PL no estado, deputado Éder Mauro, a destituir o dirigente do cargo – o que foi confirmado na manhã desta quarta (28).

“Gostaria de esclarecer que não tinha conhecimento de que Darci Alves Pereira, que assumiu recentemente a presidência do PL de Medicilândia, no interior do Pará, é o mesmo indivíduo acusado do assassinato do ambientalista Chico Mendes. Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato”, disse Costa Neto em nota.

Pereira e o pai, o fazendeiro Darly Alves, foram condenados em 1990 a 19 anos de prisão pela morte de Chico Mendes. Conhecido por seu trabalho em defesa do meio ambiente, o ambientalista foi alvo de ameaças pelo ativismo e assassinado com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.