PL quer obrigar Lula a se hospedar em embaixadas e reduzir custos com hotéis no exterior| Foto: Ricardo Stuckert/Secom
Ouça este conteúdo

O Projeto de Lei 3551/2023, de autoria deputada federal Rosana Valle (PL-SP), quer tornar obrigatória a hospedagem do presidente da República em embaixadas durante viagens ao exterior. De acordo com a parlamentar, o intuito é frear os gastos públicos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante compromissos diplomáticos fora do país.

CARREGANDO :)

"Este projeto de lei tem como objetivo estabelecer medidas para a contenção de gastos durante as viagens internacionais do presidente da República. A hospedagem nas embaixadas brasileiras proporcionará economia significativa, ao mesmo tempo em que garante a segurança e o conforto adequados ao presidente", justifica Rosana no texto do projeto.

Levantamento divulgado pela Gazeta do Povo revelou que Lula teria gasto mais de R$ 30 milhões com viagens ao exterior entre janeiro e julho. Desse custo, aproximadamente R$ 12 milhões teriam sido destinados a hospedagens no destino.

Publicidade

"Esta Lei estabelece que o presidente da República deverá se hospedar nas embaixadas brasileiras quando estiver em viagem oficial representando o país. O presidente da República poderá optar por hospedar-se em locais alternativos quando não houver embaixada brasileira no país visitado ou a embaixada não dispuser de estrutura necessária", sugere o projeto de lei.

Desde que assumiu o terceiro mandato, Lula foi o presidente que mais fez viagens ao exterior na história do Brasil. Até o momento, já foram 20 viagens oficiais a outros países em oito meses.