- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as várias CPIs que foram apresentadas no Congresso, as chances de saírem do papel e os interesses por trás de cada uma delas.
O ano parlamentar começa apenas no próximo dia 1º de fevereiro, quando os novos deputados e senadores assumem seus mandatos na Câmara e no Senado. Contudo, as atividades do novo Congresso se iniciam também em clima de disputa por causa das discussões sobre a abertura ou não de algumas comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
São propostas que pedem diferentes tipos de investigação, desde os atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro, as eventuais responsabilidades do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e até os supostos abusos de autoridade praticados por ministros do Superior Tribunal Federal (STF).
E entre assuntos novos e antigos, os parlamentares já se organizam antes mesmo de os trabalhos começarem para viabilizar (ou desmobilizar, em outros casos) a formação dessas CPIs. Mas o que há por trás desse enxurrada de pedidos? Quem ganha e quem perde? E quais as chances de algum desses pedidos sair do papel?
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa as propostas feitas, os interesses envolvidos e discute o que nos espera a partir do próximo dia 1º de fevereiro. O convidado é o Rodolfo Costa, repórter da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Durval Ramos.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.