O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) afirmou nesta quarta-feira (4) que o “poder monocrático” do Supremo Tribunal Federal (STF) “desequilibra a nossa democracia”. Ele é o autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita as decisões monocráticas da Corte, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta.
“A PEC reequilibra os Poderes da nossa democracia. Nós temos um sistema de pesos e contrapesos entre Executivo, Legislativo e Judiciário que hoje está desbalanceado. Precisa ser colocado em equilíbrio novamente”, disse Oriovisto. O senador apontou que se todo o Congresso aprovar uma lei, um único ministro do STF pode derrubá-la. “Hoje o STF está com um poder monocrático que desequilibra a nossa democracia”, acrescentou.
O senador ressaltou que a PEC não é uma “represália” ao Supremo. “A única coisa que estamos querendo é restabelecer um equilíbrio entre os Poderes”, disse. Com a aprovação da PEC pelo Congresso, segundo Oriovisto, a Corte precisará se manifestar através do colegiado quando for questionar determinações de outro Poder. O parlamentar disse ainda que a proposta “não impede as decisões monocráticas em casos mais simples, de garantias de direitos do cidadão”.
Oriovisto citou como exemplo a decisão monocrática do então ministro do STF Ricardo Lewandowski que, pouco antes de se aposentar, concedeu uma liminar para permitir que políticos assumam cargos de direção em estatais, suspendendo a validade da quarentena de 3 anos exigida pela Lei das Estatais, de 2016.
“Vou dar um exemplo: o ministro [Ricardo] Lewandowski, um mês antes de se aposentar, deu uma decisão monocrática suspendendo a Lei das Estatais, qual foi a consequência disso? O aparelhamento de um monte de estatais por políticos, uma coisa absurda”, afirmou.
O julgamento sobre a Lei das Estatais tramitava no plenário virtual, mas foi suspenso após o ministro André Mendonça pedir vista. Em junho, Mendonça devolveu o processo para julgamento. O ministro Dias Toffoli, que também solicitou mais tempo para análise, devolveu os autos em agosto. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7331 foi apresentada pelo PCdoB contra a norma da Lei das Estatais e foi herdada pelo ministro Cristiano Zanin.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF