- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como o domínio de organizações criminosas faz a polícia matar e morrer mais no Brasil
*) A polícia no Brasil está entre as que mais mata e também entre as que mais morre. Isso não é uma questão de opinião. Números, pesquisas, comprovam essas afirmações.
Mas e o que está por trás desses dados? Quais são as causas?
ONGs de direitos humanos, organizações políticas de esquerda, entre outras, tendem a culpar o racismo da polícia e também o que classificam como a “guerra às drogas” pelas estatísticas preocupantes, especialmente no caso das mortes provocadas pela polícia. Mas o problema é muito mais complexo.
Os números da violência no Brasil são elevados de forma geral. Se tem uma das polícias mais letais do mundo, o país também está no topo da lista quando o critério é o número de policiais assassinados — ou o número de homicídios como um todo.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o tema. O convidado é o Gabriel de Arruda Castro, que escreveu sobre o assunto em reportagem publicada pela Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF