O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que “populistas de esquerda e de direita fluem pelos desvãos da democracia”. Na ocasião, Barroso falava para estudantes do Sesi e dava conselhos para a condução da vida adulta dos jovens.
A declaração fez parte da palestra ministrada por Barroso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quarta-feira (23).
“Quem pensa o mundo tem que se apegar aos valores democráticos, mas os populismos extremistas de direita e de esquerda fluem pelos desvãos da democracia, que são basicamente as promessas não cumpridas de prosperidade e de igualdade de oportunidade para todas as pessoas. Esse continua sendo o grande compromisso não cumprido das democracias”, disse o ministro.
Depois de falar sobre a sua própria vida, com passagens pela infância, o ministro enumerou três tópicos como sendo os principais desafios para preocupação dos jovens. Barroso citou a democracia, a Inteligência Artificial (IA) e as mudanças climáticas.
Democracia, IA e mudanças climáticas
Ao defender a democracia, Barroso disse que já enfrentou uma ditadura - em referência ao regime militar - e destacou características de um regime totalitário.
O ministro enfatizou que ditadura “vem com censura, intolerância política, presos políticos, com tortura e exilados”.
Sobre a Inteligência Artificial, Barroso disse que o desafio é “mantê-la em uma trilha ética que sirva à causa humana”.
Em relação às mudanças climáticas, o ministro falou de transição ecológica “para impedir que o planeta seja destruído” e disse que as terras demarcadas são mais preservadas.
“As comunidades indígenas demarcadas são uma das formas importantes de se preservar o meio ambiente no País. As áreas legitimamente demarcadas são as áreas de melhor preservação ambiental”, ressaltou o magistrado.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF