#84 - Por que a CPI das Fake News incomoda? E o desconto no seu salário com a nova aposentadoria
***1) A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News, que integra Câmara dos Deputados e Senado, nasceu sob contestação de apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que veem nesse movimento uma tentativa de criar um "tribunal de exceção". A ideia de uma comissão para investigar a disseminação de supostas notícias falsas durante o período eleitoral foi interpretada por aliados de Bolsonaro como um ataque direto ao presidente e a seus defensores, principalmente por ter como um dos focos a divulgação de informações via redes sociais, uma das principais armas do PSL durante o período eleitoral. O que já era delicado aos governistas, porém, se acentuou diante de duas situações: a crise que aflige o PSL e o baixo interesse de parlamentares da base do governo em se fazerem representados na comissão. Olavo Soares, repórter correspondente em Brasília, elucida quais podem ser os resultados dessa CPI.
***2) A partir de 1.º de fevereiro de 2020, servidores públicos federais e trabalhadores da iniciativa privada com salários mais altos pagarão contribuições maiores à Previdência. Com a reforma das aposentadorias, haverá mudanças não só no tamanho da contribuição, mas também no modo de calcular o desconto no salário. Hoje é aplicado um porcentual sobre a remuneração do trabalhador, limitada ao teto do INSS. Na "nova Previdência", por sua vez, diferentes alíquotas serão aplicados sobre cada faixa do salário, de forma progressiva, como ocorre no Imposto de Renda. As mudanças para o setor privado e para os servidores públicos são explicadas pelo editor de República, Fernando Jasper. Para saber qual a alíquota cobrada hoje e qual será cobrada em 2020 acesse: Calculadora do governo federal.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF