Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça segue aguardando que a sua sabatina pelo Senado seja agendada. A indicação foi feita há mais de um mês e, até agora, não há o menor indício de quando o assunto deve entrar na pauta. E a pergunta é: por quê?
Inicialmente, a culpa era dos atritos entre Bolsonaro e o próprio STF, cujo clímax foi justamente o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes protocolado pelo chefe do Executivo. Na época, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), chegou a dizer que não havia clima para discutir a sabatina. Só que o assunto agora são águas passadas e Mendonça segue sendo levado em banho-maria.
Para entender o porquê da demora e que mensagem o Senado traz com esse atraso, o podcast 15 Minutos de hoje conversa com Renan Ramalho, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, para entender esses sinais e saber como estão os climas nos bastidores do Senado e do próprio STF quanto ao nome de Mendonça.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF